segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bob Burnquist acerta 900°

Brasileiro é o primeiro a completar salto de 900 graus - duas voltas e meia no ar - na Mega Rampa. Três skatistas já haviam realizado o feito, no Half Pipe
Mais uma página foi escrita na história dos feitos quase impossíveis do esporte. E com a assinatura de um brasileiro. Bob Burnquist, um dos principais nomes do skate profissional no mundo, finalmente conseguiu realizar o 900º na Mega Rampa. A manobra, que consiste em dar duas voltas e meia no ar, é considerada extremamente complicada de se realizar, e até hoje apenas três skatistas conseguiram executar: os americanos Tony Hawk e Alex Perelson e o também brasileiro Sandro Dias, o "Mineirinho". No entanto, todos fizeram a manobra no Half Pipe.

E não parou por aí. O brasileiro, que mora na Califórnia, realizou a manobra de uma forma inédita, descendo pelo corrimão e entrando na pista de costas. Na volta, ele foi novamente de costas. O feito foi conquistado no quintal de sua casa, onde ele tem uma Mega Rampa desde 2006.

- Depois de aprender 720 de indy, o 900 seria a evolução natural. Tive que abrir minha mente e mudar a forma de atacar a rampa. Tentei de fakie (ir e voltar de costas) mesmo. E funcionou. Foi um sentimento surreal finalmente acertar a manobra. E ainda mais desse jeito - explicou Bob.

Pelo twitter, diversos nomes do skate mundial elogiaram a manobra do brasileiro. O criador da Mega Rampa, Danny Way, disse ter ficado "sem palavras". Para ele, "Bob é impressionante". Já para Tony Hawk, que ficou satisfeito com a novidade, o brasileiro é um homem "inacreditável".

- O Bob elevou o limite mais uma vez, e o skate em rampas nunca mais será o mesmo - disse.

Bob Burnquist estava em busca do feito há algum tempo. E, para ele, só valia na Mega Rampa. Em agosto, durante a disputa dos X Games 16, em Los Angeles, o brasileiro chegou a tentar por diversas vezes, mas teve que adiar o sonho, que viria quase um mês depois. Tony Hawk foi o primeiro a executar o 900º, em 1999, durante o Best Trick dos X Games, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário